Cuidados na alimentação nos dias de folia

by

O carnaval está chegando e o que não falta é festa por todo o país: desfile de escolas de samba, blocos, trios elétricos…Os dias são muitos intensos para os foliões e, por isso, é importante ter cuidado com a alimentação para aguentar o pique.

De acordo com a nutricionista da academia Team Nogueira Cachambi, Gleice Rocha, é preciso ter uma atenção especial com a hidratação.

“Sempre recomendo o consumo de frutas e água de coco, que possui grandes nutrientes e eletrólitos. Ajudam evitar a desidratação e a ressaca. Para manter uma alimentação saudável e repor as substâncias necessárias para o nosso bem-estar, as frutas são ótimas alternativas, já que refrescam e proporcionam saciedade. A melancia e o melão, por exemplo, são compostos quase inteiramente por água, sendo assim, ajudam na hidratação. É preciso evitar, nesse período, comer alimentos pesados, como as frituras e as gorduras, porque demoram mais tempo para serem digeridos, sobrecarregando o organismo e prejudicando a disposição. O ideal é fazer escolhas mais leves, como saladas que tornarão o dia mais saudável e são de fáceis digestão”, diz a especialista.

A consultora fitness Vanessa Rangeli, idealizadora do programa Detox Turbo, que trabalha com vários famosos, como a atriz Viviane Araújo, dá algumas dicas para aguentar o ritmo carnavalesco:

– Antes, durante e depois da folia, hidrate-se! Beba muita água e evite bebida alcoólica, que pode levar à desidratação.

– Não pule as refeições. Faça um café da manhã reforçado.  Durante o almoço, coma alimentos de fácil digestão. Durante os dias de folia, evite gorduras, frituras e sal. 

 – Faça uma desintoxicação com alimentos como cereais integrais, frutas e legumes

– No meio da folia, dos blocos, faça pausas para evitar a sobrecarga dos músculos e articulações.

O nutricionista da equipe da consultora, Leandro Andrade, ensina uma receita de ‘suchá’ para tomar pela manhã e garantir disposição nos dias de folia, além de dicas de lanches rápidos.

Ingredientes:

  • 200 ml de chá verde
  • 2 rodelas de abacaxi
  • 1 rodelinha de gengibre
  • 1/2 maçã
  • hortelã a gosto
  • adoçante stevia ou xilitol, se necessário

Modo de fazer:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e se achar necessário coe.

Lanches rápidos: Salada de frutas com aveia e/ou granola, castanhas, amendoim, pão integral com queijos, vitaminas e, até mesmo, shake de whey com fruta e aveia. Para almoço e jantar, caso seja necessário, consuma salada com proteína de fácil digestão, como ovo e peixes.

Taí as dicas. Agora é só cair na folia.

0

No Comments Yet.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: