BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates
Home / Beleza / Casamento / 10 Dicas Coaching Financeiro Casais

10 Dicas Coaching Financeiro Casais

Existem dois tópicos que separam muitos casais: sexo e dinheiro. São aparentemente bem diferentes um do outro, porém,  na sua essência, a falta de transparência, de confiança e a grande omissão que ocorre em relação a estes assuntos representam o grande vilão para um casamento feliz. Para Hilton Nascimento, autor dos livros “Meu Desejo é uma Ordem” e “Pai Rico, Filho Nobre e Neto Milionário” , o dinheiro ou a falta dele pode ser um grande problema na vida do casal.
Existem situações que podem causar grande desordem  no relacionamento: Como poupar para o futuro do casal? Como se preparar financeiramente para ter filhos? Colocá-los em qual escola? Quem vai gerir o dinheiro da família? Existe o meu dinheiro ou o nosso dinheiro?
Uma das regras de sucesso que uso é ter sua família como sua primeira equipe na vida,  compartilhando com eles seus sonhos e frustrações. Ter fidelidade aos sonhos do casal. Falar a verdade sobre todos os assuntos que norteiam o relacionamento no que diz respeito ao marido e também a mulher.  Nada de segredinhos, mentirinhas coisas que podem causar brigas entre os casais.
O Coaching Financeiro para casais ajudará o casal  a ser capaz de reestruturar sua vida financeira objetivando um casamento mais estável e feliz. Ele elimina aquele sentimento de invasão que os cônjuges criam quando não se acham a vontade de gastar seu próprio dinheiro e lhe leva a soluções conjuntas eliminando o medo de falar. Não existe uma receita de bolo, até porque cada casal é único no seu jeito e na sua história, mas existem algumas dicas que lhe ajudarão a ter uma vida financeira conjugal muito mais feliz e equilibrada.
Confira 10 dicas de coaching financeiro para casais para melhorar seu relacionamento desenvolvidas pelo mentor Hilton Nascimento.
1 – Seja transparente no relacionamento – Não esconder o que se ganha nem o que se gasta. Vi  casos de casais que escondiam despesas e, alguns cônjuges,  escondiam o que ganhavam e quando eram descobertos, a confiança era quebrada totalmente. Não fazer nada sem o outro saber. É  ser livre conjuntamente respeitando o espaço de cada um.
2 – Uma boa definição dos papéis do casal – Ter a percepção qual dos cônjuges é melhor ou  se os dois juntos são melhores  para gerir o dinheiro da família. Saber quem faz o quê e quem cuida de que, faz com que os relacionamentos sejam mais felizes. Ter papéis definidos.
3 – Dialogar sobre a situação financeira do casal  – A falta de diálogo é a maior causa das separações. Se ele, marido, gasta mais que ela, esposa ou vice-versa; converse antes que isto vire uma bola de neve. Não deixe algo ficar pior, ou que uma necessidade seja criada para que isto seja controlado. Conversar sempre!
4 – Dividir as contas, congregar seus ganhos e  definir em conjunto o que fazer com o dinheiro que sobra – Dinheiro é comportamento.  A maneira que o casal se comporta fará toda a diferença se eles terão muito ou pouco dinheiro. É o casal junto criando o caminho para a riqueza financeira.
5 – Planejar em conjunto o futuro financeiro da família – Planejar sobre suas metas de curto, médio e longo prazo. O ideal é o casal ter no mínimo de 2 a 24 meses o custo de suas despesas guardadas para qualquer eventualidade emergencial. Analisar a forma que o casal vem gastando seu dinheiro e transformá-lo em algo para melhorar sua vida financeira. Criar uma data para se encontrar e  falar sobre os ideais financeiros e das metas familiares. Quando baterem a meta, comemorem! Planejamento de vida é o GPS da riqueza.
6 – Cumprir com o que prometeu um para o outro – Nada de promessas não cumpridas. O casal tem que ter a consciência que está dando o seu melhor! É se comprometer um com o outro.
7 – Criar  uma inteligencia emocional do casal – o Dinheiro mexe com nosso emocional. Hoje o coeficiente emocional está em tudo em nossas vidas. Criar uma autoconfiança mútua, uma autorresponsabilidade e uma auto motivação será um grande diferencial na hora dos desafios financeiros que a vida pode proporcionar para o casal.
8 – Ter flexibilidade financeira na vida do casal – Quando somos flexíveis fica muito mais fácil eliminar um obstáculo e conseguir concretizar nossos sonhos. Definir  momentos onde terá o nosso dinheiro aquele para as metas do casal e outro, onde existirá o dinheiro de cada um para suas metas individuais. O importante é sempre respeitar um ao outro e estar de acordo conversando abertamente antes.
9 – Acreditar cada vez mais em si mesmos – Acreditar faz você agir; acreditar um no outro fará o casal vencer na vida.  Ter clareza é ser forte. Ser claro é saber qual o primeiro passo o casal irá dar para conquistar sua vida financeira.
10 – Ouvir e não interromper o outro – Não importa o que o marido ou a mulher esteja falando, escute sempre até o final e depois sim, dê a sua opinião. Isso mostra respeito e interesse ao cônjuge. Às vezes teremos que ceder um pouco em alguma coisa, isso faz parte da vida conjugal. O importante é ouvir de verdade estando realmente naquele momento presente.
Hilton Nascimento
Hilton Nascimento é mentor e coach emocional e financeiro, autor dos livros “Meu Desejo é uma Ordem” (Ed. Livros Ilimitados) e “Pai Rico, Filho Nobre e Neto Milionário” (Conquista Ed.). Presidente do Ipan Consultoria Financeira e Coaching, Graduado em Administração, Pós-Graduado em Gestão Empresarial pela CEFET/RJ, Trainer em Wealth Coaching e Life Coaching pela Anthony Robbins Mastery University (EUA), Trainer do Fator de Modelagem do Sucesso da Dilts Strategies pela Universidade da Califórnia (EUA), Trainer com certificação internacional em Neurosemântica pela ISNS – Society of Neurosemantics (EUA), Trainer com certificação internacional em Neurolinguístia pelo Incoaching (EUA), Coaching em Business pelo Metaforum Internacional (Alemanha), Coaching em Meta PNL Practioner em Neuro Semântica pelo INS (EUA), Coaching Ontológico focado no ser pela incoaching (EUA), Consultor Financeiro Global pela Universidade de Palermo (Alemanha), Executivo do Banco do Brasil por 26 anos.

About Suzi Galdeano

Carioca, formada pela UniverCidade, trabalha no Jornal do Brasil, escreve os blogs Portrait e Pinceladas do portal Um Olhar, além de ter seu próprio site. Trabalhou nas assessorias de moda e eventos mais renomadas da cidade e funcionária do departamento de relações públicas da divisão de luxo do Grupo L' Óréal.

Check Also

CIMI se apresenta na Audio Rebel (RJ) nesta sexta, 29.

CIMI é uma cantora carioca que lançou seu 1º álbum autoral no final do ano passado ...

Deixe uma resposta