BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates
Home / Entretenimento / Cultura / Saiba como ter mais foco nos estudos

Saiba como ter mais foco nos estudos

focoforca-de-vontade

Sabemos que nosso cérebro pode ser malandro, quando queremos ganhar um jogo ou ler sobre temas que mais gostamos, ele coopera naturalmente. Só que quando decidimos estudar, ainda mais se for uma matéria que temos dificuldade o foco vai embora. O que se torna mais complicado quando estamos em épocas de pressão em nossas vidas, como vestibular, concurso ou até provas semestrais. Por isso, a coach de resultados Soraya Salomão listou 10 dicas que vão te ajudar a ganhar a tão desejada concentração.

1. Desligue todos os aparelhos eletrônicos.

Quando o whatsapp ou o telefone avisa que estão falando com você, funciona como um mecanismo de distração. Assim como a televisão que resolveu passar o seu programa preferido, e você resolve parar meia horinha para assisti-lo. Fuja. Desligue a tv, rádio, celular e qualquer outro aparelho que possa roubar sua concentração.

2. Escolha o local certo.

Estudar requer concentração, gente falando e cachorro latindo dificultam a concentração. Coisas bagunçadas também, procure deixar o local onde você estuda o mais organizado possível de forma que você ache as coisas facilmente.

3. Escreva!

Apenas ler não basta, as ideias fogem da nossa cabeça, escrever é uma forma de mantê-las na mente.

4. Faça um planejamento de tudo que você deve estudar por dia.

Fazer o cronograma do que você tem que estudar evita ansiedade e a sensação de que tem muitas coisas para estudar e evita que você se disperse dos estudos.

5. Alterne o modo de estudos.

Em um momento você pode ler o conteúdo escrito, em outro assistir uma aula online, fazer um quiz de questões da matéria e responder, ouvir gravações que você fez sobre o tema. Desse jeito seu cérebro processa as informações a alteração das habilidades de concentração do seu cérebro faz com que ele processe mais rápido as informações.

6. Crie pausas

Pequenas pausas são necessárias para que se mantenha o foco. Levante, tome uma agua e respire fundo algumas vezes, só então volte para os estudos, você vai ver que seu rendimento vai ser melhor.

7. Anote suas duvidas

As aulas servem para tirar dúvidas e não apenas absorver o conteúdo, é nesse momento que você responde as questões que ficaram sem resposta quando estava estudando sozinho.

8. Exercite-se!

Estar fisicamente hábil pode cooperar com a concentração para estudar.

9. Descubra qual é a melhora hora do dia para você

Cada pessoa funciona de um jeito, tem pessoas que de manhã são muito concentradas e umas que funcionam melhor a noite, descubra qual é seu melhor horário e estude nele.

10. Acredite que você consegue

Estudar sem ter fé que você vai conseguir é complicado e desmotiva. Acredito que você está fazendo o melhor que você pode e evite se comparar a outras pessoas. Tudo depende só de você.

About Suzi Galdeano

Carioca, formada pela UniverCidade, trabalha no Jornal do Brasil, escreve os blogs Portrait e Pinceladas do portal Um Olhar, além de ter seu próprio site. Trabalhou nas assessorias de moda e eventos mais renomadas da cidade e funcionária do departamento de relações públicas da divisão de luxo do Grupo L' Óréal.

Check Also

071_Francis Pérez

World Press Photo: os melhores cliques de 2016

Em sua 60ª edição, a exposição World Press Photo leva à CAIXA Cultural Rio de Janeiro, de ...

Deixe uma resposta